Empreendedorismo

Empreenday Belém | Evento tem sustentabilidade e guitarrada na programação

Ação será realizada no Teatro Gasômetro durante todo o dia de sábado, com palestras e debates sobre negócios e inovação. Ainda dá tempo de se inscrever.

O Teatro Gasômetro recebe, neste sábado, 22, a segunda edição do Empreenday, evento pensado para fomentar o setor do empreendedorismo na cidade de Belém. Com o objetivo de fortalecer a geração de negócios, criar oportunidades de encontros e incentivar novas parcerias e conexões, o Empreenday Belém terá um dia inteiro de atividades, reunindo diversos segmentos do mercado regional para um grande encontro de educação empresarial focado nas economias do futuro.

Nesta edição são aguardados cerca de 300 empreendedores. O evento é voltado para todos os interessados em negócios, empreendedores no segmento da beleza, saúde, gastronomia e arte, assim como empresas públicas e privadas na linha da inovação, design, tecnologia, fomento cultural e socioambiental, terceiro setor, estudantes das áreas correlatas e empreendedores que buscam novas ideias e ampliar seus contatos e parcerias.

Tendo três grandes palestras, a programação abre com o workshop de Liliane Ferrari, considerada uma das 10 mulheres brasileiras mais influentes na internet, além de ser uma expert do marketing digital. Seu workshop será sobre o papel das redes sociais na internet, relacionamento com cliente e marketing de influência na palestra “Lógica Digital: como produzir conteúdo, interagir e potencializar suas comunidades online”.

O segundo workshop é com Marcelo Magalhães, que se dedica há anos ao estudo do comportamento de compra e consumo. Marcelo também é fundador do Boaventura Lab, uma escola de negócios que aborda, fundamentalmente, inovação e interdisciplinaridade como pilares de desenvolvimento das organizações. Sua fala é voltada para os modelos de economia em rede: compartilhada e colaborativa, demonstrando como esse tipo de economia viabiliza e até mesmo acelera novos modelos de negócio.

Quem encerra os workhops é Mariana Faro, que fala de uma nova comunicação a partir das vivências de empreendimentos regionais ligados à floresta Amazônica, com enfoque nas demandas de comunicação aliada à sustentabilidade em tempos de múltiplas conexões, buscando uma nova sensibilidade para o consumo. Mariana é pesquisadora em práticas de comunicação e sustentabilidade a partir da Amazônia e doutoranda em Desenvolvimento Sustentável no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), além de consultora no Instituto Peabiru.

Mariana Faro falará sobre comunicação para empreendimentos ligados à floresta Amazônica

Sustentabilidade

Tendo com um dos focos principais a sustentabilidade, o Empreenday priorizou a cadeia da reciclagem e reaproveitamento de materiais para composição de seus kits, que contou com apoio do Sebrae-Pa, cenário e demais espaços. De acordo com Renata Teodozio, do Solar Colaborativo, “o evento foi pensado como ação ecoeficiente, pois há uma enorme redução na quantidade de resíduos no pré, durante e pós-evento; dentre elas a ausência de copos plásticos descartáveis”, pontua.

Para isso, a Meu Copo Eco vai disponibilizar os copos para os participantes utilizarem do início ao fim do dia. Outro ponto é a utilização de materiais alternativos na cenografia assinada por Luan Melo, e sinalização dos espaços (espaço gastronômico, stands, espaço relax day), como por exemplo, o compensado e lambe lambe na produção do backdrop, e tanto a decoração do palco quanto as demais serão feitas de miriti e tecido reaproveitado.

Há também parceria com a Na Figueredo, que doou sua antiga coleção de camisetas para ser pintadas à mão com pigmentos naturais. Elas são as camisetas de staff e do kit dos convidados, apoiadores e patrocinadores, formando assim mais uma parceria de ação sustentável. Outro parceiro é a “Verde Cidadão” que assina o lounge verde do evento, um espaço de convivência com plantas, movelaria verde e horta vertical. A Verde Cidadão é um negócio de impacto que visa aproximar a sociedade da sustentabilidade e da agricultura urbana; eles também estarão no Empreenday conversando sobre esse modelo de negócios.

E durante todo o dia haverá a coleta seletiva de resíduos sob responsabilidade do Instituo Alachaster, que trabalha a sensibilização para a destinação correta do que ainda se chama de “lixo”. A produtora Renata Maués, da Casa 4, conta que esta motivação “nasce por termos a crença de um movimento em prol das boas práticas no setor de eventos, que se justifica pela necessidade de apoiar a causa ambiental como um fator emergencial e por uma opção por gerar valor através dessa percepção”.

Aquário e Guitarrada

As atividades do Empreenday 2019 se encerram com o Aquário de Negócios, conduzido pelos idealizadores do espaço Art Ato, Heitor Sebastian e Maynara Santana, que vão explicar seu case, abrindo espaço para outros 10 empreendedores locais contarem um pouco sobre suas empresas, projetos ou iniciativas. Criando assim um espaço para criar network, conhecer outras empresas, formar parcerias e potencializar as prospecções.

Além dos workshops, aquário de negócios e dinâmicas de grupo, a proposta do Empreenday também é de possibilitar aos participantes uma vivência sensorial em contato com práticas de saúde integral. Assim, serão disponibilizadas aulas de yoga com Rosário Silva durante ocredenciamento, antes café da manhã servido aos participantes, massagem thai yoga no intervalo e sensibilização com aromaterapia. Na abertura do evento haverá ainda uma dinâmica assina pela 360º. A área gastronômica conta com opções veganas (Veg Casa) e regionais (Café da Nega e Boieiras do Ver-o-Peso via Instituto Paulo Martins/Lá Em Casa).

O evento será encerrado com show da Guitarrada das Manas, duo de mulheres que alia o experimentalismo instrumental às sonoridades regional e mundial. Formado pelas multinstrumentistas Beatriz Santos (Beá), nos sintetizadores e programações, e Renata Beckmann, na guitarra e sintetizadores, o projeto é considerado ousado ao executar o gênero, comumente tocado, até então, apenas por homens. O show começa às 18h30 e está dentro do passaporte do dia.

A segunda edição do Empreenday é uma realização do Solar Colaborativo e Casa4, e tem apoio da Secretária Executiva de Cultura – Secult-Pa.

Serviço
Empreenday Belém 2019
Sábado, 22 de junho, das 8h às 18h
Teatro Gasômetro – Avenida Magalhães, 830 – Parque da Residência
Passaportes: R$ 170 individual
Locais de venda: Loja Na Figueredo (Gentil Bittencourt, 449), Solar Colaborativo / Espaço Art Ato – Assis de Vasconcelos 488 C, e site Sympla:sympla.com.br/empreenday-belem-2019---fortalecendo-as-multi-economias__526682)

Mais informações com Dani Franco: (91) 98425 6171

Comentários